6 lugares para visitar em Brasília

Muito comum às pessoas se questionarem quanto a pontos turísticos em Brasília para visitar, afinal não temos praias paradisíacas de águas cristalinas como acostumamos a ver em nossas buscar por um novo destino para viajar pelo Brasil.

Mas podemos destacar vários pontos turísticos, históricos e interessantíssimos para você conhecer em Brasília. Que apesar de não ter as praias, possui muito conteúdo para você consumir durante seus dias na cidade.

Confira 6 lugares para visitar em Brasília.

  • Catedral Metropolitana de Brasília

A catedral foi inaugurada em 1970 e é um dos principais pontos visitados de Brasília.

Criado por Oscar Niemeyer. São dezesseis arcos de concreto que formam um tipo de nave espacial. Uma estrutura muito bem elaborada sobre quatro estatuas evangelistas.

Dentro da Catedral são três anjos de bronze presos no teto, como protetores da Catedral.

Os painéis representando a via sacra são obras de Di Cavalcanti. A imensidão de vitrais são obras da artista Marianne Peretti e os azulejos e cenas da vida de Nossa Senhora são obras de Athos Bulcão.

  • Memorial JK

O memorial JK foi construído para homenagear o presidente que idealizou a capital da republica. Fica localizado onde se realizou a primeira missa da nova capital.

No Memorial fica guardada a historia da família Kubitschek e do seu mais famoso membro, o Ex-presidente Juscelino.

O prédio foi construído a pedido de Sarah Kubitschek e foi projetado por Oscar Niemeyer com a finalidade de guardar toda a história do ex-presidente.

O visitante encontra na visita fotos da época em que construíram a cidade, objetos pessoais, roupas e a biblioteca exatamente como era a do ex-presidente.

O espaço mais importante é no segundo andar do prédio, onde fica o túmulo e os restos mortais do ex-presidente.

  • Pontão do Lago Sul

Um passeio nas margens do Lago Paranoá que atrai muitos turistas todos os finais de semana.

No caminho você encontra jardins belíssimos, restaurantes, e um por do sol sensacional.

Aos finais de semana é muito comum encontrar feiras e eventos por esta região.

  • Museu e Biblioteca Nacional

Uma enorme estrutura que atrai olhares de todos que passam pelo local. Fica localizada na entrada da Esplanada dos Ministérios e foi projetado por Oscar Niemeyer.

No interior, o turista encontra exposições, e espetáculos.

Ao lodo do museu encontra-se a biblioteca Nacional. No lugar você encontra também uma biblioteca digital e espaços para estudo.

  • Congresso e Itamaraty

Por serem vizinhos podem ser visitados na sequência. O passeio pelo Congresso demora cerca de uma hora e acontece diariamente entre as 9h e 17h. A visita é gratuita, e em dias de semana você certamente assistirá um pouco da sessão parlamentar.

Já o Itamaraty é comparado a um museu para visitação, são muitas obras de arte incríveis, tapeçarias e peças históricas da cidade desde sua inauguração. Também possui visitas guiadas todos os dias.

  • Palácio do Planalto

Este está disponível para o turista aos finais de semana. A visitação é aos domingos a partir das 9h30 até às 14h. Tem a visita gratuita, porém apenas duzentas pessoas por domingo podem visitar o local.

O palácio fica localizado da Praça dos Três Poderes e foi um dos primeiros prédios construídos na capital. Teve sua inauguração em 21 de abril de 1960, como centro das comemorações da inauguração da capital. Ele traz marcado em sua história à simbolização da troca da capital do país para Brasília, na época de JK.

A sua construção teve inicio em 1958 e até ser concluída por completo a sede do Executivo ficou no Palácio Catetinho.

O Palácio do Planalto foi projetado por Oscar Niemeyer. Um prédio encantador, com colunas impressionantes. A fachada principal é muito conhecida pela rampa que acessa o salão principal, onde são realizados os maiores e principais eventos. Também temos o Parlatório, a direita da entrada principal, local onde o Presidente passa a faixa para o seu sucessor.

Visitar estes 6 lugares de Brasília é uma ótima opção para entender um pouco melhor de toda a história politica de nosso país. Você irá deixar de lado aqueles destinos mais famosos, como praias e serras, mas voltará para casa com histórias e conhecimentos que não conseguiria apenas pesquisando e lendo sobre o assunto.

Artigos Relacionados

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *