Conheça os melhores pontos turísticos de Campinas

Campinas era originalmente chamada de “Campinas do Mato Grosso”, por causa da floresta densa (mato grosso) que caracterizava a área; era então apenas uma passagem para as minas de ouro do interior, emprestadas pelas “Missões dos Bandeirantes”, uma missão de exploradores e aventureiros em busca de riquezas.

A cidade nasceu no século XVIII, com base em uma capela provisória onde uma primeira missa formaliza a fundação da Freguesia Nossa Senhora de Conceição de Campinas. Em 1842, com uma população de 1207 e quarenta casas, ela finalmente ganhou o status de cidade.

Beneficiando-se do solo fértil do solo vermelho, Campinas há muito tempo conta com a agricultura e as plantações de cana-de-açúcar, rapidamente suplantadas pelo café; um novo ciclo então desenvolvido, com a construção, em 1872, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, atraindo trabalho livre e escravo e, acima de tudo, capital; Campinas se torna uma das maiores cidades do Brasil.

Centro de Campinas

O centro de Campinas preservou alguns traços (raros) desse passado rico e poderoso: infelizmente, nenhuma operação de resgate dos prédios antigos foi lançada, e estes foram gradualmente substituídos por lojas, shopping centers, estacionamentos bem como os antiquados teatros e cinemas, como o “Ouro Verde”.

Jequitibás

Os Jequitibás é uma das maiores, mais antigas e mais belas áreas verdes de Campinas Adquirida pelo governo em 1915, a terra pertencia a Francisco Bueno de Miranda, que desde 1880 queria fazer da terra uma área.

O arquiteto Ramos de Azevedo fez um projeto que deu o campo do conceito de jardim inglês, adicionando madeiras, um pavilhão, um restaurante e muito mais.

Atualmente, a floresta possui 10 hectares de reserva florestal; um mini-zoológico com mais de 300 espécies de aves, répteis e mamíferos, com atenção especial para o tigre, leão e onça, pistas de corrida, trilhas na mata, trem turístico, playground, lanchonetes; Casa do Caboclo, Museu de História Natural; Casa de animais interessantes, o Aquário Municipal; e o Teatro Corso Maia, especializado em jogos infantis.

Apesar da necessidade de várias melhorias, a floresta é, sem dúvida, uma das melhores atrações da cidade e é visitada anualmente por quase um milhão de pessoas. Destacando a bela fonte no shopping principal e o grande número de cutias no parque.

Palácio dos Azulejos

O “Palácio dos Azulejos”, antigamente “prefeitura” de Campinas, e hoje “Museu do Som e Imagem”, com lendários cartazes de cinema, seus modelos pré-históricos de câmeras, suas coleções de LPs e toca-discos e seu cheiro passageiro de antigamente.

Rua 13 de março

No final da Rua 13 de Março, longa rua de pedestres com lojas a preços baixos, loops lotados e barulhento em excesso, é a antiga Estação Ferroviária, que liga São Paulo ao resto do interior do estado por via férrea; Diz-se (mas é apenas um boato, que pode ser mais de um sonho campineiro), que existe um projeto para revitalizar esta ferrovia, também ligando-a ao aeroporto de Viracopos de Campinas, o que facilitaria muito a vida dos passageiros, sem mencionar os benefícios para o meio ambiente.

Estação

A Estação abriga agora um centro cultural, e todo tipo de atividades: exposições, aulas de dança, capoeira, música: uma maneira de reviver um lugar abandonado, onde o tempo, do contrário, pareceria para ser parado como a agulha deste décimo nono relógio.

Outro vestígio do séc. XIX ainda vivo, o Mercado, onde tijolo vermelho e ferro forjado ressoam entregas diárias de frutas, conversas de comerciantes, negociações de clientes para comprar os ingredientes de uma feijoada, temperos, ervas ou artesanato.

Praça Carlos Gomes

Além disso, a Praça Carlos Gomes e seu gracioso “coreto” convidam a uma pausa no meio do caos; eles se juntam à nova prefeitura, a um grande prédio de mármore e vidro, e ao distrito de Cambuí, um bairro burguês de residências particulares.

Caravela da Anunciação

Depois de seis anos de folga, foi reaberta em 28 de setembro de 2014, uma réplica perfeita da Anunciação Caravela no Parque da Lagoa do Taquaral em Campinas SP. A Anunciação Caravela, o navio foi utilizado por Pedro Álvares Cabral, durante sua primeira viagem marítima ao Brasil em 1500. Com isso, foi criado um novo cartão postal da cidade.

A caravela fica ao lado da lagoa em um belo cenário, seu comprimento é de 28,30 metros, composto por 5 andares, mantendo dentro de características típicas e seus produtos de origem portuguesa. Está aberto a visitas públicas apenas aos sábados, domingos e feriados.

Lagoa do Taquaral

Bem localizada no centro da cidade de Campinas, há a lagoa do Taquaral. Um parque para toda a família, onde você pode passear ou até correr, fazer um piquenique, entre outras atividades.

Aqui você vai encontrar de tudo: bares, lanchonetes, pedalinhos para passear nas águas da lagoa, animais que moram aqui e dividem espaço com pessoas, enfim, um lugar tranquilo e completo ar fresco.

Há uma grande quantidade de gatos que podem ser encontrados lá. Os gatos são abandonados, os cuidadores da lagoa os recebem, então eles são castrados. Quem quiser, pode adotar o seu, entrar na lagoa e conversar com os gerentes.

Com seus 6 km de extensão, o local ideal para exercitar o corpo e a mente. O local também inclui um local de eventos com um palco fixo e o anfiteatro para o espectador.

A Lagoa do Taquaral é talvez o maior prazer de referência, público, para os turistas que vêm para os moradores da cidade de Campinas. Assim, as diferentes opções para os visitantes: os tribunais, a concha de acústica, trilhas para caminhadas, etc.

Neste contexto de alegria, não poderia ficar de fora das atrações mais disputadas que é o parque. O teleférico, que é o maior prazer das crianças e seus cuidadores. Este teleférico, o mesmo que a transmissão pela cidade de Campinas em 1968. O parque, abrange cerca de 3 km, ao redor da lagoa, em cerca de 15 minutos. Alegria contagiante de crianças e adultos também, através de lagoas, aves, bosques, etc. Estações intermediárias. Se você for ao parque sem crianças, sem tocar na criança que todos temos em nós, e perder a oportunidade de passear por este teleférico.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias