5 lugares fantásticos para conhecer em Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é uma região com lindas serras e é protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizada no centro do estado da Bahia, onde grande parte dos rios das bacias do Paraguaçu, Jacuípe e Rio de contas nascem.

As fortes correntes de águas saem nos cumes e vão deslizando pelo relevo e despencando nas cachoeiras. O parque nacional é coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Na região estão localizadas as maiores altitudes de toda Região Nordeste: o Pico do Barbado, com mais de 2033 metros. A formação geográfica participa do conjunto de serras e planaltos do Leste e também do Sudeste do relevo brasileiro e forma-se como prolongamento da Serra do Espinhaço.

Toda a vegetação é belíssima, constituída por espécies da caatinga semiárida e da flora serrana, as bromélias, orquídeas se destacam.

A Chapada Diamantina possui diversos atrativos naturais e culturais, o roteiro ideal para quem está em busca de muita paz e tranquilidade ou para quem deseja história e aventura.

A Chapada Diamantina e suas belezas fantásticas

A imensa Mata Atlântica, os campos floridos dividem a paisagem com a caatinga e o cerrado. Gigantescos paredões, cânions, grutas, rios, cavernas e cachoeiras completam a paisagem que tem uma rara beleza.

No inicio foi uma região povoada pelos índios Maracás, e a ocupação da região remonta aos anos áureos na época da exploração de jazidas e dos minérios. No ano de 1844, a colonização foi finalmente impulsionada através da descoberta de diamantes nos arredores do Rio Mucugê, e os comerciantes se espalham pelas vilas.

Abrigada pelas belezas naturais, a Chapada possui uma diversidade enorme de fauna e flora. Com mais de 60 espécies de orquídeas, bromélias, além dos animais raros, como o tamanduá-bandeira, porco-espinho, tatu-canastra, gatos selvagens, e muitos tipos de pássaros e de cobras.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi fundado na década de 80 e atua como um órgão de proteção de toda a região.

Lugares para conhecer na Chapada diamantina

A Chapada é uma belíssima região na Bahia e possui lindíssimos locais que vale a pena conhecer, observe abaixo:

  1. O Morro do Pai Inácio

O Morro do Pai Inácio é com certeza o cartão postal da região. Para chegar até o topo é necessário 20 minutos de caminhada, e você encontra 300 metros íngremes a partir do estacionamento.

Do alto do morro a vista da Chapada é incrível e conta com 1120 metros de altitude, tendo a visão do Morro do Camelo, Morrão, três irmãos.

  1. Gruta Torrinha

É considerada uma das grutas mais bonitas do Brasil! É possível chegar nela sem um guia, porém a circulação pelos três caminhos da gruta só pode ser realizado com ajuda de um monitor do local.

Quem visita deve ter um preparo físico para conseguir se espremer entre blocos de rocha e caminhar abaixado até os salões com helictites, é uma sequência de 60 metros de estalactites.

  1. Gruta Lapa Doce

Constituída por um paredão com mais de 72 metros de altura que esconde a boca da gruta. Para entrar é necessário fazer uma escalada, porém os espeleotemas orientam que as formações diferentes valem a pena.

A visita só pode ser realizada com um guia e dura cerca de 1h30. Existem lanchonetes e restaurantes por quilo no local e confira no final desse artigo, promoções de passagens aéreas para a Chapada Diamantina.

  1. Gruta da Pratinha

O caminho de entrada da gruta possui uma pequena trilha que acaba ao final do rio de água azul que brota na Pratinha.

Mas você chega sem ajuda de um guia e deixa o carro no estacionamento. Depois escolhe essa pequena trilha para descer até o rio de água azul-clarinha.

Próximo da Pratinha, dando acesso a pé, está a Gruta Azul, que é um lago translúcido com tons azulados entre os meses de abril e setembro pela incidência de raios solares.

É um lugar sensacional, que recebe visita de inúmeros turistas todos os anos, o que mais atrai é a água clara, transparente.

A região é bem tranquila, ideal para quem está em busca de sossego e de paz e conseguimos algumas promoções de passagens aéreas para Chapada Diamantina.

  1. Cachoeira Poço do Diabo

Nessa cachoeira tem rapel e tirolesa para que deseja brincar no poço. A trilha para a cachoeira dura somente quinze minutos. Ela tem inicio ao lado de uma lanchonete que fica beira da estrada e não existem placas.

O lugar é encantador, é possível encontrar lindíssimas espécies de pássaros, além da área verde que chama a atenção pela conservação.

Vale a pena o passeio pela região, aproveitar as belezas naturais que existem na Chapada Diamantina e ainda poder tomar um ótimo banho de cachoeira.

Se você deseja conhecer a região da Chapada Diamantina entre em contato com a gente e aproveite.

Veja abaixo as passagens de ida e volta para Chapada Diamantina, taxas não incluídas, que encontramos nas últimas horas, e boa viagem!

Artigos Relacionados

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *