7 dicas do que conhecer Jalapão, Tocantins

Se você deseja passar férias em meio a natureza, o Jalapão, Tocantins é o lugar ideal. Antigamente, as únicas pessoas que curtiam o local eram os jipeiros, mas o turismo se tornou mais comercial no ano de 2001, quando a Korubo criou o seu acampamento e adaptou um caminhão que transportava os grupos.

O número de turistas ainda é pequeno e não muda em nada a densidade demográfica do local. Não existem hotéis, somente umas poucas pousadas em um vilarejo, porém.

Muita gente pensa que o Jalapão é um pedaço dos Lençóis Maranhenses onde as lagoas e as dunas ficam emolduradas por paredões parecidos com os da Chapada Diamantina.

O local é belíssimo e quem visita sempre promete retornar, pois a paz que encontra na região é inacreditável, uma sensação incrível de liberdade e tranquilidade, curtindo os sons da natureza e o clima maravilhoso e fresco.

O que conhecer no Jalapão, Tocantins

Você já deve ter ouvido falar de um local onde a água é cristalina e a região maravilhosa, localizada no Tocantins. O jalapão está sendo a cada dia mais visitado, as pessoas estão descobrindo as maravilhas que podem existir nesse lugar.

É realmente apaixonante a natureza, os turistas se encantam e estão sempre em busca de mais aventuras.

Vale a pena saber algumas dicas do que você pode conhecer no Jalapão, Tocantins.

  1. O parque estadual do jalapão

A reserva está ocupada por uma área com 35 mil quilômetros, que envolve oito municípios, mas, não existe estrutura de apoio dentro do parque.

As cidades de Ponte Alta e Mateiros servem como uma base, disponibilizando agências de passeios, restaurantes e hospedagem simples, além de abrigarem os acampamentos das agências.

Ponte Alta é bastante acessível pelas estradas asfaltadas, sendo considerada a porta de entrada para o parque. E Mateiros, fica a 160km de Ponte Alta e seu acesso é apenas pela estrada de terra, ela possui as melhores atrações como as cachoeiras da Velha e a do Formiga, que tem poço cristalino.

Tendo ainda o Fervedouro, que sua nascente nasce de um rio subterrâneo e forma uma bela piscina natural.

  1. A Cachoeira da velha

É uma grande cachoeira, sendo a maior do Jalapão possuindo 20 metros de queda e 100 metros de largura, onde forma dois semicírculos.

Nela, o banho é meio impossível, em razão da sua grandiosidade. Para admirá-la, existem algumas passarelas que servem como mirantes. Perto da cachoeira está a prainha, com águas, tranquilas e areias finas.

  1. As dunas

Os grandes bancos de areia meio laranja com dourada chegam a quase 40 metros de altura. A Serra do Espírito Santo contorna a região que ainda é cortada pelo riacho, formando um lindo pôr do sol.

  1. A cachoeira da formiga

Mesmo sendo pequena, a queda possui volume grande de água e constitui um poço transparente no meio das árvores, samambaias e até as palmeiras nativas. Excelente para mergulhar, pois tem uma deliciosa temperatura.

  1. Fervedouro do ceiça

No meio da vegetação mais fechada e cheia de bananeiras, está localizado o famoso poço de águas transparentes que na verdade, tem a nascente de um rio subterrâneo.

Esse inusitado fenômeno da ressurgência, que é quando a água brota no solo da areia fina, com uma grande pressão, impede que as pessoas afundem.

Somente seis pessoas devem entrar por cada vez, ficando apenas 20 minutos. Existem diversos fervedouros no Jalapão, mas o do Ceiça, em Mateiros, é o mais bonito.

  1. Mirante da Serra do Espírito Santo

É considerado o cartão-postal da região, a Serra do Espírito Santo é a encarregada pelas dunas de arenito que se constituem aos seus pés e o processo de erosão garante os montes coloridos.

Um mirante na direção do cume conta com uma linda vista que leva à Chapada Diamantina. Para conseguir subir até lá é ideal ter um preparo físico e o indicado é ir pela manhã, quando o sol estiver nascendo, a paisagem é surpreendente.

  1. Rafting no Rio Novo

Uma atividade bastante concorrida do Jalapão, o rafting é feito nas corredeiras do Rio Novo.

Toda a incrível aventura dura três horas, descendo vários trechos, e um deles de seis quilômetros. O rio é um cenário belíssimo para a prática de outros esportes radicais como a canoagem, bóia-cross, rapel e acquaride.

O rio ainda tem uma maravilhosa prainha que serve para relaxar entre um banho e outro e aproveitar as belezas que a natureza local oferece.

Com certeza, o Jalapão disponibiliza uma infinidade de surpresas aos turistas e visitantes. Na área do Parque Estadual ficam as atrações como as cachoeiras, dunas e os mirantes, além de um rio, que é o Rio Novo, ótimo para a prática de rafting.

Ou seja, é o lugar perfeito para passar férias com a família e aproveitar, que tal uma viagem para Jalapão, Tocantins, encontramos passagens aéreas promocionais para Jalapão, Tocantins.

Veja abaixo as passagens de ida e volta para Jalapão, taxas não incluídas, que encontramos nas últimas horas, e boa viagem!

Artigos Relacionados

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categoria