Morro de São Paulo, Bahia – uma viagem inesquecível

Um dos destinos mais desejados da Costa do Dendê é Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, poucos quilômetros de Salvador. Para chegar lá é necessário pegar um catamarã ou um avião.

Uma opção para chegar é ir de carro ou de ônibus até a  cidade de Valença e depois pegar um barco ou uma lancha.

Morro tem somente quatro praias que são exploradas e outras duas ruas principais, mas possui ambiente para todo mundo. Jovens mochileiros de todos os lugares do mundo, como São Paulo, Holanda, Israel, desembarcam no porto atrás da agitada noite da vila.

Mas também é visitado por muitos casais e famílias que desejam um sossego. As praias não são classificadas por nomes, mas sim por ordem numérica.

A Terceira praia tem um movimento mais tranquilo e algumas pousadas e restaurantes; já na Quarta parai existe uma tranquilidade total. Nas duas últimas, as piscinas naturais são ótimas para a prática do mergulho.

Além das praias numeradas, Morro de São Paulo ainda guarda as praias do Encanto da Gamboa e Guarapuá.

A região tem um lindo estilo pitoresco que é reforçado pela proibição do tráfego de automóveis na ilha. As caminhadas são as melhores formas de desbravar a ilha e conhecer todos os seus encantos, como o forte e o farol que é o lugar de encontro para ver o pôr do sol.

Morro de São Paulo e as suas belezas naturais

Morro de São Paulo, Bahia é uma vila que tem as lindas praias e paisagens paradisíacas. É uma região habitada por pessoas que gostam de  mostrar aos visitantes todas as maravilhas da natureza que existe nesse lugar.

Existem ótimos programas que podem se realizados para todas as idades. Casais com crianças podem aproveitar a tranquilidade que existe nas praias tranquilas. As pessoas solteiras podem desfrutar das badaladas festas noturnas.

Também existem passeios que podem ser feitos e são oferecidos pelas agências. Você pode visitar as ilhas vizinhas, fazer o passeio pela ilha, conhecer as trilhas ecológicas.

Conheça um pouco mais sobre Morro de São Paulo, Bahia e confira no final desse artigo, promoções de passagens aéreas para Morro de São Paulo,  Bahia.

  • As praias

As principais praias ficam localizadas ao sul e possuem o nome de: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia, essa última também é conhecida como Praia do Encanto.

Todas as praias têm as águas mornas e transparentes, proporcionando um ótimo banho de mar e permitindo uma conexão plena com a natureza.

Já a Quarta e a Quinta Praia, são praias desertas, e consideradas grandes oásis do sossego. A Segunda Praia tem uma pequena badalação e agito, durante o dia e a noite.

No lado norte da vila de Morro de São Paulo  também existe a Praia do Porto de Cima, a Praia da Gamboa. Estas praias são muito conhecidas pelos moradores e pouco frequentadas pelos turistas.

  • O Pôr do sol no Forte:

O Forte de Morro de São Paulo foi construído com intenção de evitar as invasões que aconteciam dos holandeses no século XVII.

Por Morro de São Paulo possuir uma localização bem estratégica para a defesa da Baía de Todos os Santos. O nome oficial é Fortaleza de Tapirandu e fica localizada do lado do cais e embaixo do Farol.

Atualmente as ruínas têm muitas lendas e é um lugar ótimo para ser observar o melhor pôr-do-sol. Ainda é possível ver os golfinhos que fazem um lindo espetáculo na natureza com as suas acrobacias aquáticas.

Para ter as energias renovadas, vale frequentar ao final do dia o Forte. Um local que tem um espaço propício com um pôr do sol é o Chill-Out Bar Toca do Morcego.

É um lounge bar que disponibiliza um ambiente tranquilo e ótimo para curtir o fim da tarde. Com muitas atrações, tem ainda as bebidas, petiscos e uma boa música ao vivo.

  • A tirolesa:

Está bem próxima do Farol de Morro de São Paulo e lá tem o conhecido mirante e com a maior tirolesa dentro d’água do Brasil. Você cai dentro das águas da Primeira Praia.

Ter acesso ao mirante pode ser uma ótima aventura para os que desejam pular, e para aqueles que preferem somente ficar olhando, é sem dúvidas um dos mais belos visuais da ilha.

  • Mergulho:

As águas tranquilas e claras das praias de Morro de São Paulo contribuem para quem pensa em dar um mergulho, sendo autônomo ou livre.

Uma ótima dica para o mergulho livre são as piscinas naturais que estão na Quarta Praia quando a maré está baixa.

Para as pessoas que gostam de mais aventura e desejam se aprofundar mais, na Primeira Praia você consegue ter a possibilidade de mergulhar com cilindro.

Outros pontos de Mergulho encontrados em Morro de São Paulo são os Paredões da Gamboa. Você vai se encantar com a beleza da vida marinha nestes locais.

Aproveite as belezas que a ilha tem e confira as promoções de passagens aéreas para Morro de São Paulo, na Bahia.

Veja abaixo as passagens de ida e volta para Morro de São Paulo, taxas não incluídas, que encontramos nas últimas horas, e boa viagem!

Artigos Relacionados

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Sem dúvidas o Morro São Paulo é um dos lugares mais lindos do Brasil. Mas muito cuidado com o pessoal dos barcos, são verdadeiros pilantras prontos para darem o golpe. Um dos golpes é a cortezia de poderem voltarem no outro dia gratuitamente.
    Ai voce volta e no retorno eles param o barco e cobram a volta (desonestamente alegam que era gratis só a ida). Devem estar conchavados com a Polícia local. Voce paga taxa de ida, taxa de entrada e taxa de retorno. Os garçons a quase unanimidade são desonestos. Lhe mostram um cardápio e depois na ora de acertar vêm com outro preço. Não deixem de visitar o cemitério em ruinas. É do século XVI. A tirolesa é um forte atativo, mas recomendo só para aqueles que realmente sabem nadar muito bem.