Anúncios
Fazer uma viagem é para ser um momento de lazer, onde você irá curtir e relaxar seja sozinho, com os amigos ou com a família. No entanto, quem nunca viajou e quer organizar uma viagem sozinho, pode se sentir meio perdido sem saber o que fazer, para onde recorrer e quais os passos para fazer uma boa organização, de modo que nada dê errado em sua viagem.
Organizar a viagem com antecedência é também a melhor forma de evitar imprevistos e ainda garante que você consiga relaxar ainda mais, pois terá tudo organizado para poder aproveitar seus passeios e o tempo longe de casa.
Se você está querendo organizar a sua viagem, confira a seguir as dicas que separamos para você seguir. Não perca nada!
Anúncios
Defina o seu orçamento
Antes de tudo, você deve definir o orçamento disponível para sua viagem. Ele irá influenciar na escolha do destino e na criação de todo o seu roteiro, assim como na escolha do local onde irá se hospedar e outros detalhes.
Veja quanto de dinheiro você tem guardado para investir em sua viagem. É bom separá-lo por partes: dinheiro para as passagens, para a hospedagem, para você se alimentar lá todos os dias, para gastar como quiser e ainda um dinheiro para emergências. Você sempre deve ter uma reserva, pois nunca se sabe quando um imprevisto pode surgir.
O ideal é que você viaje tranquilamente, com dinheiro suficiente para fazer tudo que deseja. Por isso, pode ser bom pechinchar, pesquisar por passagens mais baratas e hotéis que não fiquem na zona principal da cidade.
Escolha o destino e crie o seu roteiro
Para começar a planejar a sua viagem, você deve primeiro definir o seu destino. Pense no lugar que você sempre quis conhecer ou até mesmo escolha um destino diferente do que você está acostumado. Faça uma boa pesquisa para definir o seu destino; você também deve levar em conta se quer um destino nacional ou internacional. Tudo isso influencia no seu planejamento. Definir o destino é muito importante, pois a partir dele podemos pensar no restante da viagem, em todos os gastos, tipos de transporte que serão necessários e muito mais.
Com o destino definido, você deve começar a montar o seu roteiro pensando nos pontos turísticos e todos os locais que você deseja visitar. Há pontos turísticos relacionados com a natureza, gastronomia, cultura e muito mais. Vai depender do seu gosto pessoal o que você irá visitar ou não. Pesquise na internet a distância entre os locais, se é preciso pagar alguma coisa na entrada e todos os detalhes.
A dica é não deixar de conhecer os cartões postais do local, mas também tentar explorar ao máximo as belezas locais e a vida dos civis da região, se inserindo na cultura. É claro que o roteiro também influenciará nos seus gastos, por isso fique de olho em quanto você pode gastar.
Pense na hospedagem e em sua alimentação
Depois de definir seu orçamento, seu destino e montar o roteiro, você deve pensar na sua hospedagem. Onde você irá ficar? Há muitas opções, indo desde aos hotéis
tradicionais até pousadas e hostels. Você deve escolher um local que não fique tão longe do centro e das atrações turísticas, mas que ao mesmo tempo ofereça um valor acessível. Pesquise bastantes nos bairros ao redor do centro da cidade e você ainda pode alugar um espaço só seu por meio de aplicativos na internet. Há muitas vantagens e os preços também podem caber no seu bolso.
Na hora de pensar na sua alimentação, tudo depende do seu bolso. Se você pode se dar ao luxo de ir em restaurantes e locais mais caros, tudo bem. No entanto, se esse não for o caso, frequente lugares que não são tão turísticos. Outra dica é viajar em baixa temporada onde os preços ficam normais ao invés de superfaturados.
Faça uma lista de tarefas
A lista de tarefas pode ser muito útil para te ajudar a não esquecer de nada. Também chamada de check-list, você pode fazer uma lista para cada coisa: para a mala, para a viagem em si, para aproveitar melhor as férias e por aí vai. É comum esquecermos de coisas no dia da viagem, por isso fazer essa lista com antecedência, vai te ajudar muito a não esquecer de nada.
Faça uma lista com todos os documentos que você deve levar; o que deve ter na sua bagagem despachada e/ou de mão; tudo que você não pode esquecer de levar; coisas que você quer fazer no seu destino; roupas que quer levar; e muito mais.
Anote tudo o que você precisar para fazer uma viagem mais tranquila e sem nenhum imprevisto.
Procure por passagens ou pacotes acessíveis
Com tudo definido, você deve ir em busca de suas passagens aéreas. A dica é comprar com antecedência, pois assim você consegue encontrar preços mais baratos. Além disso, alguns pacotes de viagem também podem ser a melhor opção, pois em muitos casos eles também oferecem café da manhã incluso no valor do pacote.
Pesquise em mais de uma companhia aérea e ative o alerta, assim você receberá notificações quando o valor de determinada passagem ou pacote sofrer qualquer tipo de alteração e pode ter maiores chances de pagar menos.
Monte sua mala e tenha todos os documentos
Quando estiver se aproximando da viagem, monte sua mala alguns dias antes. Tenha a sua lista de tarefas em mãos para saber tudo que você deve levar. Além disso, montar a mala com antecedência permite que nos dias seguintes você dê uma olhada nela e confira se não está faltando mais nada.
Além da mala, certifique-se de ter todos os documentos em mãos. O mais indicado é que os documentos sejam levados na bagagem de mão e estejam em uma pasta com identificação, assim é mais fácil de encontrar e apresenta-los. Os documentos podem variar de acordo com o destino de sua viagem. Para viagens nacionais, é indicado apresentar seu RG juntamente da sua passagem. Já para voos internacionais, não esqueça do seu passaporte.