Anúncios
Se está nos seus planos viajar em 2024, confira essas dicas para conseguir passagens aéreas mais baratas.
Depois de um tempo sem poder viajar, o que você talvez mais queira agora é embarcar num avião e curtir uma boa viagem. Mas a passagem de avião está entre os itens que podem sofrer uma variação muito grande de preço, especialmente em algumas épocas do ano.
Temos aqui dicas super úteis para economizar na compra das passagens em 2024. Confira.
Anúncios
Fique de olho nas variações de preço em dias específicos
Há companhias aéreas que variam o preço da passagem ao longo da semana. Isso quer dizer que você pode encontrar uma passagem mais barata num certo dia. O ideal é verificar todos os dias da semana.
Existem companhias aéreas que oferecem desconto na passagem aos finais de semana pela noite. Já outras podem conceder descontos nas terças ou quartas-feiras. O complicado aqui é apenas dedicar tempo para essa pesquisa.
Horários de menos fluxo podem ter passagens aéreas mais baratas
Algumas companhias aéreas têm o costume de atualizar os preços das passagens na madrugada. Isso acontece porque nesse horário há menos fluxo e tais promoções costumam ficar ativas até que se consiga um determinado número de busca.
Mas é importante estar atento e realizar uma pesquisa pela passagem desejada nesse período. É possível conseguir um ótimo desconto para a compra da passagem. É um esforço que vale a pena.
Navegação anônima
Em muitos casos, apenas usar o modo de navegação anônima do seu navegador pode te garantir variações nos preços das passagens. Isso quer dizer que se você usou a navegação normal e se deparou com um preço no bilhete aéreo, então pode encontrar um preço melhor com a aba anônima.
Mas isso não acontece em todos os sites, devendo ficar atento para encontrar boas oportunidades. É uma tarefa meio puxada, mas se você quer mesmo economia na passagem, vale a pena também.
Flexibilidades com as datas
A data em que você pretende viajar pode influenciar no preço da passagem aérea. É por isso que ser flexível com ela pode te ajudar a economizar bastante.
Como dito, em algumas épocas do ano os preços sobem ou descem, logo, se puder escolher uma data onde não haja festividades ou feriados, isso pode lhe render passagens mais baratas.
Mas sabemos que muitas pessoas optam por viajar numa determinada data por conta do feriado e de terem uma folga nesse tempo. Outros têm tempo apenas na alta temporada como férias escolares ou final de ano, quando também as passagens costumam estar mais caras.
Afinal de contas, por que as passagens ficam mais caras nesses períodos?
Funciona assim: as companhias aéreas precisam preencher ao menos 60% da ocupação de um voo. E conforme isso é atingido, então as passagens encarecem, mas quando essa capacidade não é preenchida, então a saída para elas é reduzir o preço das passagens com promoções.
Se você, no entanto, não possui restrição com datas, use isso a seu favor, escolhendo as datas com menos fluxo, ou seja, que sejam longe da alta temporada. Com isso conseguirá passagens aéreas mais baratas em 2024.
Voe somente com uma mala de mão
Sim, voar apenas com uma mala de mão pode reduzir o preço da passagem aérea também. Isso porque as companhias aéreas cobram para despachar as bagagens e isso aumentaria o que você teria que desembolsar.
É claro que viajar apenas com uma mala de mão pode ser algo impossível para muitas pessoas. Viajar assim torna-se então um desafio. Mas se você quer economizar na viagem, esse pode ser um ponto muito importante.
Acompanhe as atualizações das companhias aéreas
Se puder, mantenha-se informado sobre promoções que as companhias aéreas realizam. Isso pode te ajudar a obter um bom desconto. É possível usar as redes sociais ou mesmo newsletter para ficar por dentro das novidades.
Além de ficar por dentro de novidades para conseguir comprar passagens aéreas mais baratas, é possível também encontrar ofertas para conseguir melhorar o acúmulo de milhas.
Logo, se você tem interesse por um dado destino e pode se planejar, vale a pena fazer isso. Busque as companhias aéreas que fazem o trajeto que você quer, siga-as nas redes sociais, acompanhe as newsletter delas, etc.
Planeje-se com antecedência
Uma dica importante é fazer um planejamento sobre sua viagem, não apenas para economizar no bilhete aéreo, mas também para ter uma economia geral.
Nesse planejamento você poderá encontrar melhores opções de passagens, escolher um bom local para se hospedar, etc., seja no caso de viajar sozinho ou com a família, por exemplo.
Aqui deve definir o destino, orçamento, a melhor data para a viagem, adquirir a passagem com antecedência, entre outras coisas. E fazer isso com semanas antes pode te poupar de muitos transtornos, além de gerar economia.
Erros da companhia
Há casos em que as companhias aéreas cometem erros e acabam oferecendo passagens aéreas mais baratas. É bom ficar atento a isso também se quiser economizar na sua viagem.
Faça um stopover
O stopover nada mais é do que desembarcar por alguns dias no país de conexão. Isso te permite conhecer mais lugares e sem custo adicional.
Mas há outra coisa ainda: os voos com stopover costumam ter um preço menor do que os voos diretos. Ou seja, você paga menos e ainda pode conhecer muito mais destinos.
Logo, se você tiver a oportunidade, então quebre a sua viagem e veja o quanto de economia pode ter com isso. Se você pesquisar bastante, pode conseguir uma economia significativa.
O local de partida também influencia no preço do bilhete aéreo
Cada aeroporto possui as suas próprias taxas e em cada cidade é comum haver mais de um aeroporto. E essas taxas podem tornar uma passagem aérea mais cara ou mais barata.
Isso, inclusive, deve ser considerado no caso de viagens internacionais. Compare os preços entre aeroportos de destino e de origem. Verá que a variação pode ser bastante expressiva.
É um ponto importante para se considerar na hora de comprar passagens aéreas.