Lugares fantásticos para conhecer em Campina Grande

A cidade de Campina Grande é muito famosa por ter o maior ‘’São João’’ do mundo e por isso nessa tradicional festa é muito procurada por turistas do Brasil inteiro.

E não é pra menos! A alegria do povo local ao fazer a festa resgata tradições de música, bandeirinhas coloridas, culinária e muita animação!

E ao visitar a cidade o turista percebe o quanto a festa realmente movimenta o local, há feiras e pontos turísticos relacionados com a festa o ano todo.

Mas além do São João há tanta coisa para ser explorada por aqui. Com certeza um local que vale e muito a sua visita.

1 – Festa de São João no parque do povo

E claro que não podemos deixar de colocar a famosa festa em nossa lista, né? Como mencionamos, a festa movimenta bastante a cidade! Ela é a ocasião perfeita para ter mais contato com a cultura do local.

Durante todo o mês de junho acontecem shows por aqui, tudo para ‘’aquecer’’ a cidade para o grande dia.

Mas é mesmo no dia de São João onde o parque lota! A entrada para o local é gratuita, e há praça de alimentação, barraquinhas, e dois palcos com músicas típicas.

Para quem deseja curtir a festa de forma mais tranquila há a opção de pagar por camarotes, mas já avisamos que é bem concorrido.

2 – Vila São João

Para quem vai fazer a viagem com crianças temos uma atração imperdível! Mas até mesmo os adultos vão se encantar e se divertir por aqui.

A atração vai reproduzir um vilarejo rural antigo, e por isso vai contar com engenho, casa de farinha, além de oferecer pratos típicos da região! Um passeio bem legal para a família.

Para entrar no local o valor é de 40 reais, com a possibilidade de pagar meia entrada!

3 – Vila do artesão

Aqui temos um passeio bem legal para todas as pessoas que desejam ter um maior contato com a cultura local! Tudo isso porque há diversas barraquinhas por aqui onde há produtos dos mais variados tipos, desde comidas, até produtos artesanais.

Com certeza você deve separar um tempo para andar com calma pelas barraquinhas, e além disso para comprar presentinhos típicos.

O local funciona o ano inteiro de segunda a sábado das 10 até as 18 horas.

4 – Memorial do maior São João do mundo

E para quem quiser entender um pouco melhor sobre essa grande festa esse é o museu perfeito! Tudo isso porque há um acervo de documentos, fotos, trajes, e muito mais que conta toda a história da grande festa e como ela foi se consagrando para ser o que é hoje.

A entrada por aqui é gratuita, e é possível conhecer a grande idealizadora do projeto, que vai ter prazer em te explicar detalhes!

O local funciona de segunda a sexta feira das 16 até as 22 horas.

5 – Museu da arte popular da Paraíba (MAPP)

O museu conta com 3 salas, de artesanato, de música e de cordel. Quem projetou o local foi Oscar Niemeyer, e para os amantes da arquitetura só isso já ia valer a visita.

Mas há ainda muito o que apreciar no local, as três salas valorizam toda a cultura local. E as exposições expostas vão homenagear diferentes artistas, em cada temporada.

Permitindo uma nova experiência a cada visita, ou seja, a cada temporada vai ter algo novo por aqui.

O museu funciona de terça a sexta feira das 10 até as 20 horas, e aos finais de semana das 15 até as 20 horas.

6 – Museu digital de Campina Grande

E aqui temos o mais novo museu da cidade, que é todo interativo, e vai contar a história do local, mas dessa vez com recursos tecnológicos para isso, por isso é possível encontrar uma sala com tela de projeção, mapa digital, espaço para sua selfie, e até jogos interativos.

Para quem gosta de tecnologia é o local ideal, e ao mesmo tempo não deixa de ser algo cultural, pois como mencionamos conta a história da cidade.

Para entrar no museu o valor é de 10 reais, sendo que crianças de até 7 anos, e idosos a partir dos 65 anos não pagam a entrada! O museu funciona de terça a sexta das 9 até as 18 horas, e nos domingos e feriados o funcionamento é das 13 até as 17 horas.

7 – Museu do Algodão

E dá para perceber que o que não falta na cidade são museus, né? Aqui podemos contar com o museu de história e tecnologia do algodão que se localiza em uma antiga estação ferroviária, e que vai contar a história do ciclo do algodão na Paraíba.

Tudo isso porque a cidade de Campina Grande já foi a segundo maior exportadora de algodão do mundo, por isso está relacionado diretamente com a história local.

O visitante vai poder conferir por aqui máquinas, utensílios e afins que eram utilizados para todo o processo de algodão! Além de documentos, fotos, e algumas peças.

Visitar o museu é bem interessante, tudo visto por aqui é algo bem diferente. A entrada é gratuita, e o museu funciona de terça a sábado das 8 até as 17 horas.

8 – Museu de arte Assis Chateaubriand – MAAC

O museu é perfeito para todas aquelas pessoas que gostam de arte! Isso porque é possível conferir de tudo por aqui, desde desenhos, até mesmo gravuras, passando por colagens, esculturas, entre outros.

Há até mesmo obras do famoso artista Cândido Portinari no local! Além disso há algumas exposições temporárias, que vão depender da época da visita.

A entrada é gratuita, e funciona de terça a sexta das 14 até as 17 horas, e no sábado das 9 até as 12 horas.

Como podemos ver Campina Grande é uma cidade extremamente cultural, cheia de museus, histórias, onde você vai ter mais contato com a cultura nordestina de uma maneira geral.

E se você gostou de saber sobre os melhores locais para conhecer em Campina Grande continue em nosso site para conferir muito mais.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias