Anúncios
Viajar é uma das melhores formas de sair da rotina, aliviar o estresse e descansar. Seja para uma cidade pequena ou para uma grande metrópole, viajar na maioria das vezes é sinônimo de gastos e por isso nem todos são adeptos dessa ideia com muita frequência. No entanto, há várias maneiras de conseguir economizar e viajar de forma barata.
Até mesmo se você optar por viajar em alta temporada ou para destinos muito movimentos, é possível economizar um pouco do seu dinheiro e encaixar a viagem no seu orçamento. Nós reunimos uma série de dicas para você colocar em prática desde já e economizar nas suas próximas viagens. Confira tudo a seguir!
Anúncios
1 – Comece o planejamento com antecedência
Essa é uma dica primordial e que precisa ser seguida em todas as situações: faça o seu planejamento com antecedência. Se programando, é possível economizar de diversas formas. Inicie o seu planejamento anotando tudo que você precisa fazer para tornar a sua viagem real: comprar passagens, agendar a hospedagem, obter a entrada para algumas atrações, outros tipos de transportes que pode precisar e muito mais.
Depois, vá em busca de descontos e promoções principalmente nas passagens aéreas. Essa antecedência é necessária pois você garante preços mais acessíveis. Fique de olho nas promoções que surgem de um dia pro outro, elas podem oferecer excelentes descontos. Pesquise bem os hotéis, dê preferência para aqueles que não ficam nos grandes centros, por exemplo.
2 – Tenha datas flexíveis
Se você realmente quer economizar, ter datas flexíveis é muito importante, pois o momento que você escolher para ir para determinado destino nem sempre é o melhor e o mais apropriado. Diversos eventos podem tornar o seu destino mais caro ou mais barato, por isso leve isso em consideração também.
É importante que você tenha a flexibilidade de poder viajar em períodos que são menos procurados para assim conseguir valores mais acessíveis. Assim você também pode acabar escolhendo a data que oferecer o melhor preço para o seu bolso, economizando de maneira geral.
3 – Acompanhe o alerta de preços
Uma excelente maneira de ficar de olho nos preços das passagens aéreas principalmente e acompanhar as promoções, é se cadastrando para receber os alertas de preços de acordo com as alterações que vão acontecendo. Dessa forma, você seleciona o destino desejado, cadastra o seu e-mail e assim recebe um alerta sempre que o valor da passagem for alterado para mais ou para menos. Isso serve para você ficar de olho nas alterações e poder aproveitar momentos onde o preço fica lá embaixo para comprar e economizar.
Isso nada mais é do que um sistema para você monitorar o valor das tarifas de passagens aéreas. Há diversos sites que oferecem essa funcionalidade: as próprias plataformas das companhias aéreas assim como o Google Flights e outras. O melhor é que tudo é gratuito, basta informar seu nome e e-mail.
4 – Visite lugares gratuitos
Uma boa maneira de viajar barato é aproveitar os pontos turísticos e as atrações que são gratuitos no seu destino, assim você não precisa gastar ou pelo menos equilibra
os seus gastos. Em muitos lugares, não é cobrada a entrada para visitação. A grande maioria dos pontos turísticos brasileiros, por exemplo, são gratuitos, sendo possível assim conhecer muitas praias, bosques, museus e uma grande variedade de atrações.
Você pode montar o seu roteiro pesquisando os pontos turísticos da região e incluindo gratuitos e intercalando com alguns que são pagos. Explore bastante os pontos turísticos da região para onde você vai viajar, tente entrar em contato com moradores locais para saber quais são os melhores lugares que quase ninguém conhece.
5 – Viaje na baixa temporada
Se você tiver a oportunidade de viajar em baixa temporada, aproveite, pois há maiores chances de conseguir viajar barato. O período de baixa temporada consiste em épocas do ano onde não há tanta procura por determinado destino. Geralmente acontece no período de inverno aqui no Brasil, mas isso não é regra, afinal alguns destinos são mais propícios de se conhecer nas baixas temperaturas, como é o caso da serra.
Ao optar por viajar na baixa temporada, há uma menor procura pelas passagens e até pelas atrações da própria cidade e tudo acaba ficando mais barato. Até o mês de novembro você pode conseguir encontrar valores mais baixos, enquanto que a partir de dezembro até março, os valores ficam lá em cima.
6 – Tenha controle do seu orçamento
Fazer o orçamento para sua viagem e manter um controle sobre ele a cada dia pode ajudar muito a não gastar mais do que tem. O primeiro passo é estabelecer o orçamento total para a viagem e depois definir quanto será destinado para cada etapa: passagens aéreas, hospedagem, transporte na cidade, atrações, alimentação e outros.
Uma boa dica também é calcular o valor que gastará por dia. Inclua nisso as alimentações, o transporte para ir de um lugar para o outro e possíveis gastos. Estabeleça um valor por dia e faça o cálculo somando todos os dias da viagem, para saber quanto vai gastar. Guarde uma parte também para as emergências que podem surgir.
Depois disso, enquanto estiver na viagem, saia do hotel somente com o estipulado para ser gasto naquele dia. Ou, se preferir, leve junto um pouco a mais para os casos de emergência. Assim você gasta somente aquilo que estabeleceu e aproveita a sua viagem com um orçamento que cabe no seu bolso.
Viajar barato
Seguindo todas essas dicas você vai conseguir encontrar passagens aéreas por preços mais acessíveis e acabar planejando uma viagem ideal para o seu orçamento. O importante é coloca-las em prática e aplicar o que melhor se encaixa na sua realidade e necessidades.
Aproveite a flexibilização do isolamento social para começar a planejar a sua viagem do ano que vem, ainda mais que as passagens ainda estão com um preço mais baixo do que antes do início da pandemia.