Anúncios
Temos uma lista dos 40 países que já permitem a entrada de viajantes brasileiros e requisitos para retomada das viagens.
Com a pandemia do coronavírus, os países fecharam suas fronteiras para estrangeiros. Mas conforme as vacinações avançam, pouco a pouco elas se abrem. Como é o caso dos 40 países que já estão abertos ou anunciaram a abertura para estrangeiros para os próximos meses.
Na lista estão países como Estados Unidos e Argentina, dois dos principais destinos internacionais dos brasileiros.
Anúncios
Os Estados Unidos anunciaram que nos próximos meses eles pretendem fazer a suspensão das restrições de viagens. E outra notícia é que a entrada permitida será direta, sem a necessidade de quarenta, tanto para EUA quanto para a Argentina.
A abertura das fronteiras para viajantes para a Argentina será no dia 1º de outubro, já para os Estados Unidos será a partir do mês de novembro. E quem estiver vacinado (com todas as doses tomadas) não terá que ficar em quarentena na chegada.
Contudo, os que pretendem viajar para os Estados Unidos precisam aguardar mais alguns dias, pois as autoridades norte-americanas ainda definirão quais vacinas serão aceitas para a entrada no país. Atualmente, os EUA usam Pfizer, Janssen e também Moderna.
No caso da Argentina, para não ter que realizar quarentena, é necessário estar com a vacinação completa há pelo menos 14 dias. Também é obrigatório realizar o PCR depois de viajar e, ainda, um teste de antígenos ao chegar no país.
Se ficar confirmado a aceitação de todas as vacinas que foram aprovadas pela OMS, então os brasileiros não terão mais que realizar a quarentena para a chegada em países como Costa Rica, México e República Dominicana.
Países que já reabriram as fronteiras para viajantes
Portugal está entre os países que já reabriram as fronteiras para estrangeiros e sem exigência de vacinação.
Outro país reaberto para os brasileiros foi a França, mas nesse há a exigência da vacinação (não aceitando a Coronavac).
Por outro lado, a Suíça abre suas portas para qualquer estrangeiro que tenha tomado vacinação pelo SUS.
Todos esses permitem a entrada direta. Mas países como a Itália não o permitem, devendo antes passar por um desses países antes de seguir viagem para lá.
Exigências de cada país
É importante que o viajante se informe sobre as atuais exigências de cada país. Há aqueles que podem solicitar teste negativo de covid e outros não, há os que solicitam que seja contratado seguro, o preenchimento de autorizações, etc.
Pode ser também que em alguns países seja solicitado o comprovante da vacina para certos locais (especialmente em locais fechados). Nesse caso, o Conecte SUS, que é um certificado brasileiro pode ser aceito ou o país pode solicitar o próprio deles (passaporte de imunidade).
Importante: quanto ao passaporte de imunidade que seja do país ou região para onde viajará, pode-se fazer a substituição dele por teste de covid entre 24 a 48 horas.
E para não haver problemas, informe-se também sobre as medidas e protocolos adotados em cada país como o uso obrigatório de máscara, limite de pessoas num dado espaço, horários, etc.
Países que já aceitam a entrada de turistas: na Europa
Agora veremos a seguir quais os países europeus que já aceitam a entrada de brasileiros.
Alemanha
Esse país já não se encontra mais entre os considerados de alto risco devido a covid. E para entrar no país não há mais a obrigatoriedade da quarentena tanto para os vacinados completamente quanto para os que ainda completarão a imunização.
Entrada permitida para quem tomou Pfizer, Moderna, Covishield e AstraZenaca (incluindo também a dose única da vacina Janssen pelo menos há 14 dias).
Portugal
Portugal também está entre os países liberados para a entrada de brasileiros. De igual modo, não é mais preciso realizar quarentena. Você só precisa apresentar o teste rápido ou RT-PCR (tendo resultado negativo) e que deve ter sido realizado, no máximo, 72 horas antes da viagem.
Espanha
Brasileiros podem viajar para a Espanha sem a necessidade de quarentena ou de teste negativo antes da viagem.
Nesse país é aceita qualquer imunização que foi autorizada pela OMS. Mas é preciso que a vacinação tenha sido realização com 14 dias antes da realização da viagem.
Na Europa, os outros países abertos para a entrada de viajantes brasileiros são: Ucrânia, Albânia, Bélgica, Armênia, Croácia, Finlândia, Holanda, França, Irlanda, Liechtenstein, Portugal, Islândia, Romênia, República Tcheca, Sérvia e Suíça.
Qualquer um desses países exige que a certificação da imunização seja realizada há pelos menos 14 dias antes de se chegar ao país. Deve-se realizar também o RT-PCR com 72 horas antes da chegada.
E quem não for vacinado deve cumprir com os dias de quarentena que têm uma média de 15.
Países que já aceitam a entrada de turistas: nas américas
Falamos sobre os Estados Unidos e Argentina e agora falaremos sobre os demais países librados das américas.
Canadá
Abriu para os brasileiros desde 7 de setembro. Mas somente para aqueles imunizados por meio da FioCruz e Covishield (AstraZeneca), Pfizer, Janssen e também a Moderna.
Aqueles que não estão com a vacinação completa podem viajar, mas devendo concluir a quarentena logo após a realização do embarque. Isso vale para a maioria dos países dos continentes americanos.
Os demais países das américas que aceitam a entrada de brasileiros são: Costa Rica, Curaçao, Cuba, República Dominicana, Equador, Colômbia, México, Paraguai, Panamá, Peru, Aruba, Barbados, Bahamas, Belize, Bolívia e Bermudas.
Países do Oriente Médio, Ásia e a África ainda estão definindo suas regras
No entanto, para quem quiser viajar para algum país do Oriente Médio, Ásia e a África, esses ainda seguem definindo suas regras.
Mas do mesmo modo que os demais, eles deverão exigir a vacinação completa e o teste negativo para covid. Mas é importante se informar sempre com antecedência.
A coronavac ainda segue sem aceitação em alguns países tanto das américas, quanto também da Europa, Ásia, África e Oriente Médio.
Por fim, lembre-se que ainda que as vacinações estejam avançando e que haja medidas de segurança em diversos países, o coronavírus ainda está por aí. Todo cuidado ainda é pouco.