Anúncios
Com a pandemia do Coronavírus – COVID-19 -, milhares de pessoas tiveram que adiar os seus planos e sonhos de viajar pelo mundo e conhecer novos lugares. As companhias aéreas tiveram e ainda estão tendo prejuízos pela necessidade de reagendar ou até mesmo cancelar voos nacionais e internacionais.
Somente aquelas pessoas que realmente precisam viajar e que não têm a opção de realizar a viagem em outro momento, é que realmente estão se arriscando e mantendo suas viagens. Quem vai viajar de avião durante a pandemia, precisa ter alguns cuidados para que não seja contaminado ou até mesmo não passe o vírus para outras pessoas.
A seguir, confira todos os cuidados necessários para viajar de avião durante a pandemia.
Anúncios
Cuidados imprescindíveis ao viajar de avião na pandemia
Há muitos cuidados que são essenciais para quem vai viajar de avião e muitos se iniciam mesmo antes da viagem em si. Por exemplo, ao comprar as passagens aéreas ou realocar o seu voo, o ideal é optar por viagens mais vazias, que não tenham muitos passageiros e que também não inclua conexões.
Se não for possível evitar uma conexão, até mesmo para tornar a viagem mais barata, você também deve optar por uma cidade onde o vírus já está mais controlado para garantir a sua segurança. Durante a sua viagem, se prepare para evitar a exposição ao vírus e como fazer isso? Seguindo as dicas seguintes: usar máscara (leve várias na mochila para fazer a troca quando necessário), usar álcool em gel, evitar ao máximo levar suas mãos ao rosto e encostar o menos possível nas superfícies e locais, assim como evitar aglomerações.
O distanciamento social de pelo menos dois metros é fundamental em qualquer situação, principalmente ao viajar, em qualquer momento. É de responsabilidade da companhia também oferecer voos onde os passageiros não sentem um ao lado do outro, mas sim com um distanciamento maior.
Sobre as medidas de proteção do momento
Seguir todas as medidas de proteção que estão sendo anunciadas e recomendadas no momento da sua viagem também é essencial e pode garantir a segurança e saúde de todos. A máscara, por exemplo, deve ser trocada a cada 2 horas, mesmo que durante o voo o sistema de ventilação tenha uma troca de ar bem rápida. Por isso, analise quanto tempo irá durar o seu voo e leve máscaras suficientes.
Como mencionamos, entre as medidas de proteção também está a recomendação de que as companhias organizem os assentos nos voos para que tenham pelo menos 1,5 m de distância entre si. Esses bancos normais também devem ser substituídos por bancos de couro, pois são mais fáceis de limpar e higienizar. Cada companhia também pode disponibilizar álcool em gel para os passageiros em cada assento.
Sabemos que uma das características de viajar de avião é o serviço de bordo. Ele pode acontecer em meio à pandemia? A resposta é sim, mas também existem medidas de proteção que devem ser seguidas, como: fazer uso de materiais descartáveis, incluindo bandejas; lavagem e higienização de todos os itens que serão oferecidos aos passageiros.
As companhias aéreas também precisam se preocupar com a limpeza do banheiro da aeronave que, de acordo com as recomendações, deve ser higienizado após o uso de cada passageiro ou de 1 em 1 hora. Um plano de limpeza deve ser estruturado para atender a essas exigências.
Diretrizes da Associação Internacional de Transporte Aéreo
As companhias, funcionários e passageiros também devem estar ciente sobre todas as diretrizes que recentemente foram anunciadas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo e tem como objetivo ajudar o setor a voltar a funcionar oferecendo o menor risco possível de contágio.
Essas diretrizes devem ser seguidas por todas as companhias e passageiros, a fim de evitar o contágio e ajudar na retomada das atividades sem um aumento na curva do Coronavírus.
Algumas dessas diretrizes são as seguintes: check-in e outros dados do passageiro devem ser feitos totalmente online, de maneira digital; os passageiros devem ter a temperatura do corpo averiguada antes de seguirem para os terminais; funcionários e passageiros devem fazer uso da máscara; distanciamento social de pelo menos 1,5 metros deve ser implementado nas áreas de check-in, segurança e imigração; portões eletrônicos, carrinhos e áreas de autoatendimento precisam receber limpeza e higienização com frequência; e muito mais.
Cuidados ao chegar no seu destino
Geralmente é indicado que, ao chegar no seu destino, se faça uma quarentena de duas semanas para verificar se você não pegou o vírus ou até mesmo evitar passa-lo para outras semanas. Caso a sua viagem seja curta e essa quarentena não seja possível, continue usando máscara sempre e higienize suas malas com álcool em gel ao chegar.
Tente ficar ao máximo no hotel, saindo somente para resolver o que você realmente precisa e para o que veio. Evite contato com os funcionários do hotel e sempre que for necessário, use a máscara e mantenha o distanciamento social. Se notar qualquer sintoma da doença, talvez seja uma boa opção adiar o retorno para casa até que se recupere.
Dependendo da época que você viajar e o seu destino, as medidas de proteção podem sofrer alterações. Por exemplo, se você vai realizar uma viagem internacional para um país onde o vírus já está controlado, talvez o uso de máscara já não seja mais tão necessário ou até mesmo já seja possível passear respeitando distanciamento e outras medidas. Por isso, estude sobre o local que você vai viajar e veja como está a situação do vírus, se ele já está mais controlado ou não.
Com essa informação, caso você também decida adiar a sua viagem, saiba que é totalmente possível. Você pode inclusive pedir o seu dinheiro de volta e recebe-lo em dinheiro ou em formato de crédito na companhia para usar como quiser futuramente. As companhias estão abertas a falar com seus passageiros e encontrar a melhor solução para ambos no caso de adiamento ou cancelamento de viagens nacionais e internacionais, por isso vá atrás dos seus direitos.