Seguro de viagem vale a pena? Veja 12 dicas para contratar o seu!

O seguro de viagem é um assunto que causa muitas dúvidas na maioria das pessoas, pois muitos não sabem porque contratar, nem se vale a pena e para que ele serve exatamente. O seguro de viagem serve para diversos tipos de imprevistos que você pode ter em sua viagem, principalmente se ela for internacional. Isso porque em grande parte dos Estados Unidos e na Europa, o serviço de saúde não é gratuito e mesmo com problemas pequenos, como uma gripe ou febre, você pode ter que gastar muito dinheiro.

Tendo um seguro viagem, você não precisará gastar nada, dependendo do imprevisto. O seguro viagem irá cobrir determinadas coisas e pode ser muito útil para suas viagens internacionais, te livrando de gastar horrores com médicos e remédios. O seguro de viagem também pode ajudar em outros problemas, como em caso de mala extraviada ou até mesmo em caso de assaltos. A seguir, veja 12 dicas para contratar o seu seguro viagem!

1 – Sempre pesquise sobre o seu destino antes

Antes de ir contratar um seguro viagem, é recomendado pesquisar sobre as exigências do local para onde você vai viajar. Diversos países internacionais possuem o seguro viagem como algo obrigatório, como Estados Unidos, Europa e outros. Além disso, em muitos desses lugares há um valor mínimo para a apólice do seguro, que é calculado de acordo com os custos da assistência médica local.

Em alguns países europeus o valor mínimo é de 30 mil euros, enquanto em Cuba é necessário somente 10 mil euros. Caso o país não estipule um valor mínimo, você ainda deve pesquisar sobre os gastos médios com saúde antes de contratar.

2 – Compare preços entre os seguros

Comparar os preços antes de definir por um seguro é muito importante. Existem muitas companhias que oferecem seguros e elas podem possuir o mesmo valor, mas uma delas pode ter uma cobertura maior. Além disso, pode acontecer também de você encontrar um seguro mais barato e que atenda todas suas necessidades, ou, ainda, um seguro com o mesmo valor que possua uma cobertura ainda mais ampla.

Nada de comprar de última hora ou de contratar o primeiro seguro que encontrar.

3 – Entenda a diferença entre o seguro e a assistência

Muitas pessoas confundem o seguro com a assistência viagem. A diferença é que no seguro, primeiro você paga pelo atendimento e depois é reembolsado pela seguradora na qual contratou. Na assistência, a seguradora lhe dá uma lista de locais conveniados onde você pode ser atendido e assim você não paga nada.

4 – Seguro viagem de cartões de crédito

Diversos cartões de crédito também oferecem seguro viagem, mas para ter direito é preciso pagar o valor total das passagens diretamente com o cartão ou, ainda, usar os pontos do cartão de crédito. Aqueles cartões que possuem assistência viagem permitem que o benefício ainda seja estendido para o cônjuge e para filhos menores de 24 anos.

Pode parecer uma boa, mas é bom tomar cuidado, pois as assistências viagem dos cartões de crédito tendem a ser mais restritos e não possuem uma cobertura tão ampla.

5 – Veja todas as coberturas oferecidas

As empresas que oferecem os seguros possuem uma cobertura básica, mas você pode incluir muitas outras coisas no seu seguro. Por isso é importante avaliar com cuidado cada empresa e as opções que ela oferece. Confira todas as coberturas básicas que a empresa oferece, assim como as coberturas adicionais que você pode contratar.

Assim você vê se a empresa oferece tudo o que você precisa por um preço justo.

6 – Tenha a apólice do seguro com você

Um detalhe muito importante é que depois de contratar o seguro e ir para sua viagem, você sempre deve estar com a apólice do seguro de viagem impressa em mãos, junto dos seus demais documentos pessoais. Além disso, é importante anotar em um lugar seguro e que você irá lembrar, o número de contato da sua seguradora.

Tudo isso é de grande importância para quando você precisar acionar o seu seguro.

7 – Contrate com antecedência

Assim como o planejamento de sua viagem deve ser feito com antecedência, você também deve contratar o seu seguro bem antes de viajar. Assim você terá tempo suficiente para pesquisar entre as seguradoras, escolher a melhor cobertura para você e pagar o que for necessário.

8 – Seguro para viagens nacionais

O seguro é muito comum para viagens internacionais, mas quando se trata de viagens nacionais, ele não se faz tão necessário. Ele ainda é válido para os casos de assalto ou extravio da sua bagagem ou até mesmo se você quiser ter um atendimento privado caso precise ir ao médico.

9 – Como acionar o seguro viagem

Pode ser que durante sua viagem você precise acionar o seu seguro por algum motivo. Nessa hora, será importante ter em mãos a sua apólice e o número da seguradora. Você deve entrar em contato com a seguradora (geralmente são aceitas ligações a cobrar de qualquer telefone fixo ou celular fora do país) para receber todas as instruções para que seu seguro seja acionado.

10 – Coberturas adicionais

As coberturas adicionais do seu seguro são muito importantes e podem tornar sua viagem ainda mais segura. Algumas das principais coberturas adicionais são: assistência jurídica, cancelamento da viagem, despesas de internação, suporte para extravio e perda definitiva da bagagem, transporte e hospedagem para acompanhantes, despesas com falecimento, adiantamento de fiança, repatriação, extensão da diária em hotéis e muito mais.

11 – Agências de viagem

Se você for planejar sua viagem com uma agência de viagens, pode ser uma boa opção contratar o seu seguro com eles. Muitas agências, além de oferecer pacotes e diárias, também possuem planos de seguros que você pode contratar facilmente.

12 – Um seguro para cada viagem

É importante destacar que na maioria das vezes, você contratará o seguro somente para uma viagem. Há seguradoras que podem oferecer seguros que duram por mais tempo, caso você seja uma pessoa que viaja bastante. Entretanto, sempre quando for fazer uma nova viagem, entre em contato com a seguradora.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias